Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31 de jan. de 2011

Espingardas de Pressão

Espingardas de pressão são armas que não usam cartuchos explosivos, apenas são alimentadas com um projétil, que por sua vez não é disparado, mas sim impulsionado pela pressão do ar comprimido gerada por uma mola, um pistão a gás ou um reservatório interno de ar comprimido.
M25 bolt action homemade sniper!
Regras de Segurança

As espingardas de pressão geralmente são capazes de dar apenas um tiro a cada recarga. Hoje, devido à grande dificuldade legal para se adquirir e portar armas de fogo no Brasil, o comércio nacional de armas de pressão tem sido impulsionado consideravelmente, e grandes marcas (CBC, Rossi, Urlko, etc) voltaram a lucrar com o comércio de armas de pressão.

Espingarda de Pressão
Tipos de Espingardas de Pressão
PCPs - São as armas com reservatório de ar comprimido. PCP é a sigla para Pre-Charged Pneumatic ou, Pressão Pré-Carregada (tradução livre). São as mais potentes armas de pressão (Super Magnum), chegam a utilizar munição de diametro até .50 e trabalhar com pressões de até 3200 psi. Os reservatórios dessas armas são enchidos com compressores de alta pressão ou bomba manual.
Estão entre as armas mais precisas e potentes.

CO2 - São armas pré-carregadas que, diferentemente das PCPs "normais", utiliza gás CO2 comprimido ao invés de ar atmosférico comprimido. A maioria das armas desse tipo utilizam cápsula de 12g de CO2 comprimido. Algumas já utilizam uma nova forma de comercialização de CO2 comprimido: cápsulas de 88g. São armas praticamente sem recúo, geralmente de média potência.

Springers - Estas armas são disparadas através da pressão interna provocada por uma grande mola helicoidal, que é comprimida pela ação de basculação do cano (ou de uma alavanca auxiliar nas armas de cano fixo). Ao ser liberada pelo gatilho, esta mola volta à sua conformação original, empurrando o êmbolo dentro da câmara, o que gera a pressão.
As armas por ação de mola podem ser bastante potentes, no entanto, quanto mais potente, mais vibração a arma irá produzir, prejudicando a precisão.

Gas Ram - Ao invés de uma mola, esta arma utiliza um pistão a gás. Este pistão funciona como um amortecedor às avessas (feito para alta velocidade e não amortecer impactos): pela ação de basculamento do cano o pistão é comprimido, sendo liberado pelo gatilho, gerando pressão na câmara ao empurrar o êmbolo. O pioneirismo neste sistema é SMS Airguns, com várias lojas vendendo o gas-ram (pistão a gás) com tamanho próprio para instalação nas armas mais populares do Brasil (CBC, Gamo, etc).

Créditos: Wikipédia.